Museu da Casa Grande e Circuito Arqueológico
Sobre
O acervo do Museu da Casa Grande integra coleções de arqueologia, de etnografia regional e de história local. A coleção de arqueologia é proveniente das campanhas arqueológicas realizadas na freguesia de Freixo de Numão e abarcam períodos cronológicos desde o Paleolítico até à Idade Moderna, com especial ênfase para o período Romano.
A coleção de etnografia é constituída por alfaias e utensílios agrícolas ligados ao amanho da terra e objetos ligados à panificação, à pastorícia, à produção de vinho, de azeite e de amêndoa. No âmbito da história local tem sido efetuada a recolha de materiais e documentação relacionados com a história da antiga sede do concelho.
Núcleos
- Núcleo da Casa do Moutinho
Em maio de 2005, o Museu da Casa Grande inaugurou o “Núcleo da Casa do Moutinho”. Este novo espaço fornece importante apoio aos investigadores, criando uma dinâmica em torno do património arqueológico, designadamente através do centro de documentação e de salas de tratamentos de materiais. Nele encontram-se ainda salas destinadas à realização de exposições temporárias e itinerantes e aos serviços educativos.
- Circuito Arqueológico de Freixo de Numão - sítios arqueológicos visitáveis: Prazo, Castelo Velho, Rumansil I, Zimbro II, Colodreira, Calçada Romana das Regadas, Centro Histórico da Vila.
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Rua Direita
5155-246 Freixo de Numão
museucasagrande@hotmail.com
(+351) 279 789 117

Fique Atento!
Receba as nossas novidades e ofertas...